A Gerência de Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos (GEREJA)
é um componente da
Diretoria Pedagógica (DIRPED) da Secretaria
Municipal de Educação (SME) que tem como função
propor
diretrizes, planos e projetos pedagógicos para o desenvolvimento da
Educação Fundamental
de Adolescentes, Jovens e Adultos (EAJA),
considerando as necessidades e as especificidades
dos educandos.
De princípio democrático, a construção coletiva é um imperativo na atuação da GEREJA, concebendo a participação como uma possibilidade de um maior fluxo de desejos, de esperanças e, portanto, de forças para a tão difícil tarefa de legitimação dessa modalidade de ensino e de ampliação do acesso à escolarização aos sujeitos trabalhadores.
A ação
conjunta constitui elemento essencial na atuação da GEREJA,
podendo-se elencar, entre outras, as seguintes atribuições:
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Articulação com as CRES (coordenadoria regional de educação) do acompanhamento, assessoramento e avaliação do desenvolvimento da EAJA nas instituições educacionais municipais e conveniadas, tendo como referência o Projeto Político-Pedagógico da EAJA\SME e objetivando a melhoria da qualidade de ensino;
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Articulação com o Gerência de Formação de Profissionais (GERFOR) e as CRES das políticas de formação permanente e continuada para os profissionais da EAJA da Rede Municipal;
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Proposição de ações que viabilizem o surgimento de espaços para formação, discussão, pesquisas e estudos sobre a EAJA, junto a instituições de ensino superior e outras entidades interessadas;
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Desenvolvimento, manutenção e socialização de pesquisas, informações, leis, bibliografias e outros sobre a educação de jovens e adultos, objetivando garantir o atendimento às especificidades dos educandos;
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Participação em ações de avaliação da necessidade e conveniência da celebração, renovação e/ou ampliação de convênios com instituições filantrópicas e particulares, bem como de programas e projetos propostos por outros órgãos ou instituições que venham beneficiar a EAJA;
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Desenvolvimento e/ou manutenção de sistemas de pesquisa, informação, legislação, acervo bibliográfico e outros sobre políticas públicas de EJA, integrando e divulgando experiências próprias e de outros estados e municípios que propiciem estudos e melhorias do ensino;
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Realização de avaliação das propostas desenvolvidas na EAJA, bem como apresentação destas ao Conselho Municipal de Educação (CME) para apreciações e aprovações;
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Divulgação junto a outras entidades e órgãos o atendimento desenvolvido pela SME em relação à EAJA;
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Atualização do banco de dados da SME acerca da EAJA e outros projetos alternativos, possibilitando o acompanhamento sistemático e a avaliação do processo educacional nas instituições educacionais, conveniadas e instituições parceiras;
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Viabilização de parcerias com ONG, associações, sindicatos, empresas e outros, visando a ampliação da EAJA;
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Participação em eventos, encontros, cursos e outras atividades desenvolvidas pela SME.
Assim, o fazer diário da GEREJA justifica-se pelo compromisso dessa equipe com a tessitura e a
implementação de políticas que refirmam o acesso que foi negado
aos que foram excluídos ou impossibilitados da escolarização,
concebendo o conhecimento a partir da troca de saberes numa interação
entre teoria e prática e, sobretudo, pelo reconhecimento do direito
à educação.
Diz Paulo Freire no seu "Pedagogia do oprimido", para nossa reflexão: "o medo da liberdade, de que necessariamente não tem consciência o seu portador, o faz ver o que não existe. No fundo, o que teme a liberdade se refugia na segurança vital, como diria Hegel, preferindo-a à liberdade arriscada. Raro, porém, o que manifesta explicitamente este receio da liberdade. Sua tendência é, antes, camuflá-la, num jogo manhoso, ainda que, às vezes, inconsciente. Jogo artificioso de palavras em que aparece ou pretende aparecer como o que defende a liberdade e não como o que a teme".
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