Quem somos

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          A Gerência de Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos (GEREJA) é um componente da

 Diretoria Pedagógica (DIRPED) da Secretaria Municipal de Educação (SME) que tem como função

 propor diretrizes, planos e projetos pedagógicos para o desenvolvimento da Educação Fundamental

 de Adolescentes, Jovens e Adultos (EAJA), considerando as necessidades e as especificidades 

dos educandos.

     De princípio democrático, a construção coletiva é um imperativo na atuação da GEREJA, concebendo a participação como uma possibilidade de um maior fluxo de desejos, de esperanças e, portanto, de forças para a tão difícil tarefa de legitimação dessa modalidade de ensino e de ampliação do acesso à escolarização aos sujeitos trabalhadores.

        A ação conjunta constitui elemento essencial na atuação da GEREJA, podendo-se elencar, entre outras, as seguintes atribuições:

  • Articulação com as CRES (coordenadoria regional de educação) do acompanhamento, assessoramento e avaliação do desenvolvimento da EAJA nas instituições educacionais municipais e conveniadas, tendo como referência o Projeto Político-Pedagógico da EAJA\SME e objetivando a melhoria da qualidade de ensino;
  • Articulação com o Gerência de Formação de Profissionais (GERFOR) e as CRES das políticas de formação permanente e continuada para os profissionais da EAJA da Rede Municipal;
  • Proposição de ações que viabilizem o surgimento de espaços para formação, discussão, pesquisas e estudos sobre a EAJA, junto a instituições de ensino superior e outras entidades interessadas;
  • Desenvolvimento, manutenção e socialização de pesquisas, informações, leis, bibliografias e outros sobre a educação de jovens e adultos, objetivando garantir o atendimento às especificidades dos educandos;
  • Participação em ações de avaliação da necessidade e conveniência da celebração, renovação e/ou ampliação de convênios com instituições filantrópicas e particulares, bem como de programas e projetos propostos por outros órgãos ou instituições que venham beneficiar a EAJA;
  • Desenvolvimento e/ou manutenção de sistemas de pesquisa, informação, legislação, acervo bibliográfico e outros sobre políticas públicas de EJA, integrando e divulgando experiências próprias e de outros estados e municípios que propiciem estudos e melhorias do ensino;
  • Realização de avaliação das propostas desenvolvidas na EAJA, bem como apresentação destas ao Conselho Municipal de Educação (CME) para apreciações e aprovações;
  • Divulgação junto a outras entidades e órgãos o atendimento desenvolvido pela SME em relação à EAJA;
  • Atualização do banco de dados da SME acerca da EAJA e outros projetos alternativos, possibilitando o acompanhamento sistemático e a avaliação do processo educacional nas instituições educacionais, conveniadas e instituições parceiras;
  • Viabilização de parcerias com ONG, associações, sindicatos, empresas e outros, visando a ampliação da EAJA;
  • Participação em eventos, encontros, cursos e outras atividades desenvolvidas pela SME.

Assim, o fazer diário da GEREJA justifica-se pelo compromisso dessa equipe com a tessitura e a implementação de políticas que refirmam o acesso que foi negado aos que foram excluídos ou impossibilitados da escolarização, concebendo o conhecimento a partir da troca de saberes numa interação entre teoria e prática e, sobretudo, pelo reconhecimento do direito à educação.



Um comentário:

  1. Diz Paulo Freire no seu "Pedagogia do oprimido", para nossa reflexão: "o medo da liberdade, de que necessariamente não tem consciência o seu portador, o faz ver o que não existe. No fundo, o que teme a liberdade se refugia na segurança vital, como diria Hegel, preferindo-a à liberdade arriscada. Raro, porém, o que manifesta explicitamente este receio da liberdade. Sua tendência é, antes, camuflá-la, num jogo manhoso, ainda que, às vezes, inconsciente. Jogo artificioso de palavras em que aparece ou pretende aparecer como o que defende a liberdade e não como o que a teme".

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